Consciência Ambiental: uma marcha para a educação

Com uma criatividade ímpar, a equipe de Produção de Vídeo, coordenados pela Profa Dra. Silvia Dotta, demonstra entusiasmo contagiante e energia se o espaço pede criação.


Logo compreendo a máxima que ser um bom ímpar é requisito básico para sermos um bom par. Fui movida pelo andar dessa carruagem.

Amparados pela estrutura da UAB, Universidade Aberta do Brasil, coordenada pelas Profa Dra. Lúcia Franco e Profa Dra. Juliana Braga, na Universidade Federal do ABC (UFABC), o projeto Antártica conta ainda com os membros de equipe Lays Fitaroni, Léo Rea Lé, Danson Knetsch, Rodrigo Furukawa, Fábio de Lima e Renato Vitorino.

A ideia do Projeto é digna de se trazer à tona: incrível! O projeto chamado de Projeto Antártida, apresenta duas frentes que me chamaram a atenção: uma delas é o curso a distância sobre o continente em formato de vídeo-aulas e a segunda frente é a criação de games (RPG) para aplicar uma educação não formal dentro da educação formal.

As Profas Dra Erli Costa e Dra Francyne Elias, ambas da APECS-Brasil, contam e narram de maneira criativa e didática as principais informações sobre o ambiente antártico. O mais interessante é que é possível visualizar de fundo as lindas paisagens e as expedições com imagens reais do lugar. A Antártica está logo aqui: na sala de aula!

A ideia principal do Projeto Antártica é a popularização das ciências antárticas, ou seja, das pesquisas que o Brasil realiza na Antártica – com o objetivo de auxiliar a população brasileira sobre a importância do ambiente antártico e provocar na população uma consciência de pesquisa.

Tendo essas frentes, o público alvo do projeto são os professores do ensino fundamental e médio. Trata-se de aproximadamente 40 horas aula ao longo de um semestre, visando atingir professores da região do ABC.  O que se pretende é transferir conhecimento.

Transferir e transmitir é sinônimo de adaptação aos novos tempos.
Uma marcha nossa para a não extinção da consciência para o aluno!

Querer aplicar na educação formal a educação não formal: ou seja – a cultura aprendida em museus, por meio de filmes, de simpósios é ter uma fina camada de gelo transformada em colônia de pleno alimento e produção na sala de aula.

Um salve aos nossos educadores - preocupados em tirar do período de incubação uma linda criação de filhotes – não de pinguim-imperador, mas de alunos ávidos por aprender!

CURIOSIDADE: Antártida ou Antártic a Antártida, é o nome do continente. Substantivo. Antártica ou antártico, que de fato significa o contrário do ártico, é adjetivo: continente antártico, base antártica etc. Não existe o Ártido justamente porque não há um continente. Não há um objeto para ser substantivo. O Ártico é uma região, um pólo, um mar congelado.

 

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