Nossa história: busca pelo conhecimento do Idioma! TEMA: Deficiência e acessibilidade: Deficiência é não ser feliz.

Em um dos agendamentos para avaliação de Inglês, fui surpreendida por uma aluna muito criativa em que, para memorizar melhor os diálogos vistos em sala de aula, grava áudios com sua filha adolescente e aproveita o momento para desfrutar o carinho da amizade mãe e filha. Quando os olhos dela brilharam para dizer-me que o Inglês tem aperfeiçoado sua vida e sua convivência familiar, soube ali que estou no lugar certo, na hora certa e com os alunos que Deus preparou. Compartilho com você, caro leitor, o depoimento de minha aluna:  

Sou estudante do Curso de Tecnologia em Cosméticos na FATEC de Diadema, onde moramos. Minha Professora de Inglês, Bárbara Soares, ministra a disciplina e eu irei contar um pouco de nossa história.

Minha filha tem me ajudado com as atividades do inglês, já que tem bastante desenvoltura e facilidade com o idioma além de ser uma excelente aluna do curso em que frequenta. Não faltou a nenhuma aula e seu rendimento tem sido muito bom. Cursa inglês no município que residimos. Tem dois amigos que a ajudam nos diálogos, partilham informações, assistem a séries, comentam os episódios; preferem assistir sem dublagem, o que tem melhorado muito o aprendizado. Tem ouvido músicas e buscado traduzir tudo o que pode.

Em casa, trocamos alguns diálogos, discutimos sobre pronúncias, às vezes por incrível que pareça a corrijo. No geral acabamos nos entendendo. Ajuda-me nas dúvidas que tenho com o inglês e treina os diálogos que preciso apresentar em aula. Às vezes falamos sobre preferências musicais, estilos, bandas, shows.

Tem um detalhe importante: ela é uma portadora de necessidades especiais, cadeirante, porém não é uma pessoa triste e tão pouco introvertida. O alto astral, a disponibilidade de ser feliz, desbravar o mundo, conquistar as pessoas, estar com os amigos, ficar na internet, tirar fotos - essa é uma paixão e possivelmente sua carreira a seguir. Adora fazer registros e editar todos seus cliques. A apoiamos em tudo o que lhe fizer feliz, mas queremos que se dedique e estude para ser bom naquilo que escolher.

Temos uma vida muito familiar, nos amamos muito e queremos sempre estar juntos. Adoramos almoço em família, sair para comer fora, tomar sorvete, às vezes dormir de conchinha eu e ela adoramos. Durante seus primeiros anos de vida eu dediquei toda minha vida a ela. Essa doação foi completa, tanto que não trabalhei e nem estudei enquanto senti que estava ficando independente e tendo cada vez mais autonomia para viver sua vida da melhor forma possível.

Nosso maior desafio no momento é proporcionar um conforto e acessibilidade para ela. Estamos trabalhando com o objetivo de comprar um carro para que nossas saídas sejam mais confortáveis e ela possa ir a mais lugares e com mais frequência.

Espero que esse pequeno relato possa instigar outras pessoas a buscarem a felicidade assim como ela faz constante e insistentemente.

•    Para referência estudantil e profissional: A Faculdade de Tecnologia de Diadema em que a aluna de Inglês estuda, oferece a Graduação em Cosméticos. É válido lembrarmos que a FATEC Diadema oferece acessibilidade a deficientes físicos bem como está neste momento, com Inscrições Abertas para o Vestibular e o exame será dia 06/12/2015, 13h.

 

Depoimentos